TERAPIAS ALTERNATIVAS

Friday, January 07, 2005

SATISFACAO


Sabe, quando temos um monte de coisas pra fazer, e parece que o dia nao vai ser suficiente pra resolver tudo? Entao, entramos num estado de enrolação, parece que empacamos. Andamos de um lado para o outro, procurando coisas triviais, para fugir, das coisas que devemos nos ocupar. Quantas, vezes diante de uma prova importante, resolvemos arrumar as gavetas, colocar o quarto em ordem ou levar o cachorro passear. Fazemos isso, para fugirmos, da nossa responsabilidade maior.
O mesmo, sucede quando estamos com medo de enfrentar uma entrevista de emprego, ficamos desanimados, desistimos no meio do caminho, tudo para nao termos que enfrentar o entrevistador. Como a palavra afirma, "entrevista a dor," bota dor nisso. Ta, bem escondidinha, ninguem sabe, mas quando temos que sair e nos expor, entao elas aparecem e tomam conta do cenário, nos deixando totalmente vulneráveis. E como, crianças, tentamos nos proteger buscando o abrigo mais seguro que podemos achar. Esses, abrigos sao velhos amigos que nos acompanham desde que nos conhecemos, e sao nossos habito, nossas desculpas, nossas doenças, enfim, é o batalhao de choque, que nos dá todo apoio que precisamos, quando estamos diante de uma guerra tao poderosa. Essa é a nossa guerra, de todos os dias.
Por outro lado quando saimos, mesmo sabendo que, se nao resolvermos tudo, pelo menos tentamos! Quando tentamos, inibimos a invasão de pensamentos de derrotas. Uma sensação de alivio nos toma, por ter concluido algo que começamos, é maravilhoso, parece que somos invadidos pela paz divina. Nosso superego, nao ficará do outro lado nos cobrando, porque se ele fizer isso, nossa propria consciencia lhe mostrará, que o trabalho foi concluido. É claro, que se nao enfrentarmos isso, parecemos o cachorro, que corre atrás do proprio rabo.
Usamos tantas desculpas, que estamos lá correndo, feito o cao. Quando, resolvemos enfrentar a nossa existencia, vamos deixando de lado os nossos medos, e pondo a mao na massa. Mas, muitas vezes até chegar esse percurso, de ser tao agil assim, temos que passar por uma amargo e doloroso caminho, de cao mesmo! A maturidade, está alcance de todos, mas sao poucos o que a desejam e a buscam, preferem girar em torno de seus conflitos, a desvenciliar-se deles.
Mas, aquele que é amigo da sabedoria, entenderá, que se parar, achará outras formas de resolver seus problemas, e a melhor de todas elas, é seguir em frente, resolvendo o que der pra resolver, o que nao der, paciencia! Nem tudo, da pra ser solucionado do jeito que imaginamos, mas pelo menos, ficamos com uma sensaçao de plenitude, porque conseguimos nos mexer.
Hoje, foi o meu dia, de sair e resolver muitas coisas, apesar de tomar tanta chuva, me senti a pessoa mais feliz por que tinha terminado meu dia, na mais completa satifaçao comigo mesma.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home